Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), dos 210 milhões brasileiros, 37,7 milhões são pessoas idosas – maiores de 60 anos. A pesquisa, realizada em 2021, revelou também que 18,5% dessa população ainda trabalha e 75% dela contribuem para a renda de onde moram. O Brasil segue envelhecendo. E essa população demanda necessidades diferentes de outras faixas de idade – inclusive a necessidade de se vestir bem. Contudo, a moda para a terceira idade em lojas populares do varejo continua sem inovação.
Para atender com excelência esse público, as irmãs Tonarque criaram um site onde se encontram itens de moda sênior, criados para serem únicos. Tudo começou na infância, quando os pais de Siuza e Suely Tonarque’s as vestiam, e suas bonecas eram vestidas iguais. Décadas à frente, depois de vivenciarem experiências em outras profissões, o subconsciente revelou sua verdadeira aptidão de vestirem e revestirem a vida de arte. A ideia de cuidarem de cada cliente com o privilégio de ser exclusivo é a alma do negócio, e o posicionamento da marca que leva sua assinatura. “Acreditamos que uma moda feita de peças únicas torna as mulheres também únicas”, conceitua a estilista – Siuza Tonarque.
Os desenhos de Siuza foram traçados, primeiramente, sobre pedras e metais em seu trabalho de joalheria. Depois, seus fios de aço, ouro e prata se confiaram e se trançaram em algodões, sedas e lãs. Para as Tonarque’s, vestir-se bem na velhice vai muito além de escolher e comprar uma peça de roupa ou um acessório. Consiste em enfrentar uma sociedade que (infelizmente) ainda carrega julgamentos acerca da idade – dado interessante desse, digamos, inconsciente preconceito, é o fato de que é o destino natural de toda a humanidade.
No Instagram é possível conferir as vestimentas e os acessórios na seção coleções – basta escolher entre os estilos Nuvens, Tingimentos ou itens em Joalheria. Por lá, ainda, há um blog com artigos direcionados à terceira idade, sempre com abordagens relevantes, trazendo dicas, comportamento e até histórias – que empolgam o presente, resgatam o passado e vislumbram o futuro.
Sobre a estilista
Suely Tonarque trabalhou 30 anos na área comercial de grandes marcas da moda, como Equilíbrio e Maria Bonita. É escritora e autora do livro “Vestir Como Desafio do Envelhecimento”.
Siuza Tonarque é design autoral há 30 anos em joalheira, vestimentas e com olhar refinado, agora pesquisando seguimento de feltragem.
Matéria postada em: textilia.net Link